Contribuições do letramento histórico para um ensino decolonial: um ensaio a partir das dissertações do ProfHistória
CONTRIBUTIONS OF HISTORICAL LITERACY TO DECOLONIAL TEACHING: AN ESSAY BASED ON PROFHISTORIA DISSERTATIONS
Palavras-chave:
Letramento histórico, relações étnico-raciais, decolonialidadeResumo
Esse ensaio se interessa pelas contribuições da concepção de letramento para a construção de um pensamento histórico decolonial, sobretudo no campo da educação histórica, na escola, em sala de aula. Como objetivo, pretende mapear as apropriações do conceito de letramento histórico em propostas pedagógicas que abordem a temática das relações étnico-raciais em uma perspectiva decolonial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória a partir do banco de dissertações e produtos pedagógicos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. O arco teórico desse ensaio é composto pelo delineamento dos estudos no campo do letramento histórico e da decolonialidade. A pesquisa exploratória no banco de dissertações do ProfHistória evidenciou um campo de estudos que ainda precisa ser explorado, tendo em vista a contribuição que uma perspectiva múltipla de letramento histórico pode agregar para a aprendizagem histórica escolar.
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