Contribuições do letramento histórico para um ensino decolonial: um ensaio a partir das dissertações do ProfHistória

CONTRIBUTIONS OF HISTORICAL LITERACY TO DECOLONIAL TEACHING: AN ESSAY BASED ON PROFHISTORIA DISSERTATIONS

Autores

  • Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio Universidade do Estado de Minas Gerais.Universidade Federal de Minas Gerais. https://orcid.org/0000-0003-4236-2643
  • Maria Luísa de Souza Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Letramento histórico, relações étnico-raciais, decolonialidade

Resumo

Esse ensaio se interessa pelas contribuições da concepção de letramento para a construção de um pensamento histórico decolonial, sobretudo no campo da educação histórica, na escola, em sala de aula. Como objetivo, pretende mapear as apropriações do conceito de letramento histórico em propostas pedagógicas que abordem a temática das relações étnico-raciais em uma perspectiva decolonial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória a partir do banco de dissertações e produtos pedagógicos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. O arco teórico desse ensaio é composto pelo delineamento dos estudos no campo do letramento histórico e da decolonialidade. A pesquisa exploratória no banco de dissertações do ProfHistória evidenciou um campo de estudos que ainda precisa ser explorado, tendo em vista a contribuição que uma perspectiva múltipla de letramento histórico pode agregar para a aprendizagem histórica escolar.

Biografia do Autor

Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio, Universidade do Estado de Minas Gerais.Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda em Educação FAE/UFMG. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da UEMG/Ibirité. Membro do grupo de pesquisa "Laboratório sobre Estudos da Docência" (LEDOC).

Maria Luísa de Souza Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduanda em Pedagogia. Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité.

 

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Dorotéio, P. K. S. S., & de Souza Silva, M. L. (2024). Contribuições do letramento histórico para um ensino decolonial: um ensaio a partir das dissertações do ProfHistória : CONTRIBUTIONS OF HISTORICAL LITERACY TO DECOLONIAL TEACHING: AN ESSAY BASED ON PROFHISTORIA DISSERTATIONS. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 42–56. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8018