Desafios decoloniais na pesquisa e educação com mulheres

Autores

  • Vanessa Nogueira UFSCar
  • Larissa Ferreira UFSCar
  • Caroline Paes

Palavras-chave:

colonialidade; mulher; educação; decolonialidade.

Resumo

Este ensaio aborda a importância de compreender a colonialidade para entender as dinâmicas de poder que influenciam as sociedades contemporâneas, ressaltando como essa compreensão é crucial no contexto da pesquisa e educação com mulheres. Destaca-se a necessidade de adotar perspectivas decoloniais que desafiem o eurocentrismo, valorizando epistemologias e vivências locais para promover uma sociedade mais justa. A colonialidade, manifestada nas dimensões do poder, saber e gênero, perpetua desigualdades, sendo essencial a adoção de métodos que permitam a expressão autêntica das experiências femininas. O ensaio enfatiza a importância de uma postura dialógica e comprometida na pesquisa, baseada no amor e na busca pela dignidade humana, para construir conhecimento libertador. Ao explorar a caracterização da colonialidade e seu impacto nas mulheres, o ensaio discute como a decolonialidade e a educação libertadora podem informar e enriquecer a pesquisa e educação com mulheres, desafiando a colonialidade e trabalhando para construir um mundo mais inclusivo e justo.

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Nogueira, V. R. G., Ferreira, L., & Paes, C. O. (2024). Desafios decoloniais na pesquisa e educação com mulheres. Revista Interdisciplinar Sulear, (19 (7), 138–150. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8514