Educar em Direitos Humanos com a Sociopoética: Potência coletiva, artística e descolonizadora de “Gerar filho pelas costas”

Autores

Resumo

Esta produção analisa a potência da Sociopoética como abordagem científica-metodológica e filosófica de educação em direitos humanos numa perspectiva descolonizadora do saber, democrática e artística. Recorta a fase interventiva da pesquisa de doutorado sobre educação em direitos humanos de crianças e adolescentes, potencializando as experiências e as criações de professoras da educação básica, em contexto de violação de direitos. Fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Gauthier (2010, 2012), Deleuze e Guattari (2010, 2013), Foucault (1992, 2014), Morin (2005), Santos (2005, 2010), Panikkar (2004) e Larrosa (2016). A pesquisa revela a potência da Sociopoética como dispositivo de intervenção nos modos de pesquisar e de educar em direitos humanos crianças e adolescentes de forma coletiva, inventiva, descolonizadora das formas excludentes de saber. Sua força educativa se expressa no modo-de-educar-na-ciranda, com a circularidade dançante e a alacridade encarnada nos problemas cotidianos de violação de direitos básicos.

 

Palavras-Chave: Educação. Direitos Humanos. Metodologia. Sociopoética.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Borges da Silva, Universidade Federal do Piaui (UFPI)

MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA, doutora e mestre em Educação, especialista em História Política Contemporânea e licenciatura em História. É professora na área de Fundamentos Históricos e Sociológicos de Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Departamento de Fundamentos de Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE). E-mail: msocorrobs@ufpi.edu.br

Shara Jane Holanda Costa Adad, Universidade Federal do Piaui

Doutora e mestre em Educação. É professora na área de Fundamentos Sociológicos de Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Departamento de Fundamentos de Educação (DEFE) do Centro de Ciências da Educação (CCE).

Downloads

Publicado

2019-08-07

Como Citar

Borges da Silva, M. do S., & Jane Holanda Costa Adad, S. (2019). Educar em Direitos Humanos com a Sociopoética: Potência coletiva, artística e descolonizadora de “Gerar filho pelas costas”. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(1), 60–75. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/3688