Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language

Autores

  • André Luiz Gaspari Madureira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1262

Palavras-chave:

Profissão Docente, Educação Pública, Escola Pública

Resumo

Com este artigo se objetiva abordar os conceitos de fonética e fonologia para sinalizar a relevância dessas noções no campo da docência, em especial no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem. Para isso, busca-se suporte em estudos linguísticos cuja abordagem se volta à perspectiva fonético-fonológica, bem como em discussões provenientes da sociolinguística, tendo em vista a necessidade de proporcionar reflexões de cunho social acerca dos sons da fala humana. Também são mobilizados alguns preceitos pedagógicos, tais como os apresentados por Freire, Zabala e Cortella, como forma de aproximar a pesquisa do campo da docência. Dessa forma, passa a ser possível compreender como os conceitos em tela podem potencializar as discussões acerca da linguagem em sala de aula, de modo a valorizar os conhecimentos de mundo do educando, em um processo conjunto e dinâmico de construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Fonética; Fonologia; Linguagem

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Gaspari Madureira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professor Adjunto de Letras/Linguística do Departamento de Letras do campus II, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), do campus I, na UNEB.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1998) pela mesma universidade, Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003) e Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Atualmente é professor auxiliar da UNEB, lotado no campus XVI em Irecê, lecionando Estágio Supervisionado e Prática Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, linguagem, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação e seminário interdisciplinar de pesquisa.

Downloads

Publicado

05/09/2017

Como Citar

Madureira, A. L. G., & da Silva, F. O. (2017). Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language. Educação Em Foco, 20(31), 73–94. https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1262