Fonética e Fonologia na docência: contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem da linguagem / Phonetics and Fonology through teaching: contribuitions to teaching and learning process of language
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i31.1262Palavras-chave:
Profissão Docente, Educação Pública, Escola PúblicaResumo
Com este artigo se objetiva abordar os conceitos de fonética e fonologia para sinalizar a relevância dessas noções no campo da docência, em especial no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem. Para isso, busca-se suporte em estudos linguísticos cuja abordagem se volta à perspectiva fonético-fonológica, bem como em discussões provenientes da sociolinguística, tendo em vista a necessidade de proporcionar reflexões de cunho social acerca dos sons da fala humana. Também são mobilizados alguns preceitos pedagógicos, tais como os apresentados por Freire, Zabala e Cortella, como forma de aproximar a pesquisa do campo da docência. Dessa forma, passa a ser possível compreender como os conceitos em tela podem potencializar as discussões acerca da linguagem em sala de aula, de modo a valorizar os conhecimentos de mundo do educando, em um processo conjunto e dinâmico de construção do conhecimento.
Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Fonética; Fonologia; Linguagem
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