Políticas de Inclusão na Educação Superior no Brasil: fatos e contradições / Inclusion Policies in Higher Education in Brazil: facts and contradictions

Autores

  • Andreia Gomes da Cruz Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Campus Rio de Janeiro.
  • Maria de Fátima Costa de Paula Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1489

Palavras-chave:

Democratização, Educação Superior, Políticas de Inclusão.

Resumo

A inclusão das camadas historicamente subalternizadas (negros e pobres) na educação superior aparece hoje como um grande desafio para as políticas públicas, seja no âmbito social seja no educacional. Para mais bem conhecer as estratégias que têm sido colocadas em prática, com vistas à democratização do ensino superior, optou-se por uma revisão bibliográfica e documental sobre as iniciativas federais em prol da inclusão e da democratização na educação superior e, consequentemente, englobando a permanência dessas camadas marginalizadas na universidade. Além disso, as reflexões aqui produzidas sobre as problemáticas em torno de inclusão, acesso e permanência na educação superior resultam de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (NEPES/UFF).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Gomes da Cruz, Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Campus Rio de Janeiro.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação pela UFF. Docente no curso de Pedagogia, na Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da UFF. 

Maria de Fátima Costa de Paula, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Pós-Doutora em Políticas Públicas de Educação Superior na América Latina- Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina, Doutora em Sociologia pela USP e pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS/Paris), Mestre em Educação pela UFF. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES).

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

da Cruz, A. G., & Costa de Paula, M. de F. (2018). Políticas de Inclusão na Educação Superior no Brasil: fatos e contradições / Inclusion Policies in Higher Education in Brazil: facts and contradictions. Educação Em Foco, 21(35), 53–74. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1489