Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?

Autores

  • Samantha Dias de Lima Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1519

Palavras-chave:

Profissão Docente, Políticas de Valorização Docente,

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de Doutorado em Educação (UFRGS/2011-2015) que investiga a formação inicial da pedagoga, em destaque as que expressam interesse na área da Educação Infantil, analisando que conhecimentos a Pedagogia possibilita para essa docência. O campo empírico é um curso de Pedagogia da Região Metropolitana de Porto Alegre. As participantes da pesquisa são nove acadêmicas do último ano que relatam as aprendizagens construídas acerca das Infâncias e da Educação Infantil através do recurso metodológico das narrativas escritas. O estudo conta com a sustentação teórico-analítica da Sociologia da Infância (Manuel Jacinto Sarmento, Natália Fernandes, Catarina Tómas e William Corsaro). A pesquisa apontou uma invisibilidade sociológica ao pensar as infâncias/educação infantil de forma previamente instituída neste curso e indica como encaminhamentos para os cursos de Pedagogia incorporar via currículo, documentos legais e projetos de extensão e/ou de pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Dias de Lima, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora do Instituto Federal de Santa Catarina. Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga e Psicopedagoga. Atuando principalmente com as temáticas: Formação de Professores, Infâncias e Educação Infantil. Atualmente em estágio pós-doutoral na Unisinos.

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

de Lima, S. D. (2018). Pedagogias, infâncias e docências: o que narram as acadêmicas sobre suas aprendizagens? / Pedagogy, children and teachers: what do academics do about their learning?. Educação Em Foco, 21(33), 13–31. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1519