Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm

Autores

  • Sônia Maria Soares de oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Fátima Maria Leitão Araújo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1737

Palavras-chave:

Ensino de História da África, Saberes docentes, Formação de professores

Resumo

Neste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Soares de oliveira, Universidade Estadual do Ceará

graduação em História, Especialização em Metodologias do Ensino de História, Mestrado em Educação pela Universdade Estadual do Ceará. Professora da rede estadual de ensino do estado do Ceará.

Fátima Maria Leitão Araújo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Especialização em História das Idéias Políticas-UECE (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutorado Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2007). Diretora de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE no período de junho de 2009 a janeiro de 2012. Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE (fevereiro a maio de 2012). Atualmente é Professora Adjunto do Curso de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Desde junho de 2012 assumiu o cargo de Procuradora Educacional Institucional da IES. Tem experiência na área de História e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, Historiografia e Ensino de História, Educação Patrimonial e História da Formação Docente.

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Soares de oliveira, S. M., & Leitão Araújo, F. M. (2018). Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm. Educação Em Foco, 21(35), 201–220. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1737