Significados de polinômios: uma via de apropriação por alunos do ensino fundamental / Meanings of polynomials: a route od appropriation by Elementary School students
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1785Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os significados construídos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental para o conceito de polinômio, a partir de uma sequência de atividades de ensino, devidamente organizada, bem como refletir sobre a organização dessas atividades. Fundamenta-se teoricamente em Vigotski, Leontiev, Davidov e em pesquisadores em educação matemática. Trata-se de um experimento didático-formativo, na abordagem histórico-cultural. O experimento foi realizado numa escola municipal, em Uberaba-MG, em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2014, em um período de quinze aulas, gravadas em vídeo e áudio. Há indícios de que ocorreram saltos qualitativos na apropriação dos significados de polinômio. O desenvolvimento da atividade de ensino em relação dialética com a atividade de aprendizagem representa uma possibilidade para a pesquisa no campo da didática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.