Significados de polinômios: uma via de apropriação por alunos do ensino fundamental / Meanings of polynomials: a route od appropriation by Elementary School students

Autores

  • Soraia Abud Ibrahim Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1785

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os significados construídos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental para o conceito de polinômio, a partir de uma sequência de atividades de ensino, devidamente organizada, bem como refletir sobre a organização dessas atividades. Fundamenta-se teoricamente em Vigotski, Leontiev, Davidov e em pesquisadores em educação matemática. Trata-se de um experimento didático-formativo, na abordagem histórico-cultural. O experimento foi realizado numa escola municipal, em Uberaba-MG, em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2014, em um período de quinze aulas, gravadas em vídeo e áudio. Há indícios de que ocorreram saltos qualitativos na apropriação dos significados de polinômio.  O desenvolvimento da atividade de ensino em relação dialética com a atividade de aprendizagem representa uma possibilidade para a pesquisa no campo da didática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Abud Ibrahim, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestre em Educação pela UNIUBE. Docente dos cursos de graduação da UNIUBE.

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Uberaba

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Ibrahim, S. A., & Resende, M. R. (2018). Significados de polinômios: uma via de apropriação por alunos do ensino fundamental / Meanings of polynomials: a route od appropriation by Elementary School students. Educação Em Foco, 21(35), 97–117. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1785