A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS

Autores

  • Lorene dos Santos Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Andreia dos Santos Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1860

Palavras-chave:

formação inicial de professores, percursos formativos, Pibid

Resumo

Este texto enfoca os percursos formativos de estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, em cinco IES de Minas Gerais. São apresentados e discutidos os resultados parciais de uma pesquisa do tipo survey,envolvendo 884 estudantes, respondentes de um questionário eletrônico que contemplou aspectos relativos ao perfil socioeconômico dos bolsistas, seu percurso formativo e suas percepções sobre a licenciatura e a experiência de formação proporcionada pelo Pibid. Os dados quantitativos são cotejados com dados do Censo do Ensino Superior (2013 e 2014) e as respostas à questão aberta do questionário são analisadas a partir de aportes da pesquisa qualitativa, em diálogo com referenciais teóricos do campo da formação docente. Os resultados trazem evidências de alguns dos aprendizados realizados, confrontos e desafios enfrentados e as perspectivas de ingresso e permanência na profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorene dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em História e Doutora em Educação pela UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa Profissão docente: constituição e memória - e dos cursos de Graduação em História e Pedagogia da PUC Minas. Coordenadora do Pibid História PUC Minas. Pesquisadora da Formação e Trabalho docente e do Ensino de História, com ênfase para a temática da diversidade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/DGP/CNPq.

Andreia dos Santos, Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas

Graduada em Ciências Sociais (UFJF); Doutora em Sociologia (UFMG);Docente do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas / Belo Horizonte; Coordenadora de Sociologia do Pibid PUC Minas

Downloads

Publicado

30/08/2016

Como Citar

Santos, L. dos, & Santos, A. dos. (2016). A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA E OS APRENDIZADOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL: PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PIBID EM MINAS GERAIS. Educação Em Foco, 19(28), 211–239. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1860