Plano de carreira profissional da educação básica em Minas Gerais: valorização profissional?

Autores

  • Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito Universidade do Estado de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.251

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as políticas de educação no contexto brasileiro e a configuração e desenvolvimento de carreira dos professores da educação básica do Estado de Minas Gerais. Com base nas normas legais e no plano de carreira, são investigadas as políticas de valorização desses profissionais no Estado de Minas Gerais. O plano de carreira dos profissionais da educação foi criado pela Lei n. 15.293, promulgada em 2004, e inclui classes e níveis que permitem conhecer a estrutura da carreira. Em 2010, a Lei n.18.975 fixou  a remuneração dos profissionais da educação básica sob a forma de Subsídio vedando o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, na perspectiva da administração gerencial do Estado de Minas Gerais, denominada ‘choque de gestão’. A pesquisa situa-se no contexto das políticas públicas de financiamento da educação.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

01/10/2012

Como Citar

de Brito, V. L. F. A. (2012). Plano de carreira profissional da educação básica em Minas Gerais: valorização profissional?. Educação Em Foco, 15(19), 103–128. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.251