As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica

Autores

  • Samira Zaidan UFMG
  • Sandra de Lacerda Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.584

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação docente, Laseb, Educação Matemática.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática.  O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra de Lacerda Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Patrocínio (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

10/11/2014

Como Citar

Zaidan, S., & Cardoso, S. de L. (2014). As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica. Educação Em Foco, 17(24), 145–169. https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.584