As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.584Palavras-chave:
Palavras-chave, Formação docente, Laseb, Educação Matemática.Resumo
Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática. O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.