Provocações extemporâneas à ideia contemporânea de inclusão no contexto da filosofia nietzscheana da cultura e suas implicações na educação

Autores

  • Laurici Vagner Gomes Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.69

Palavras-chave:

cultura, educação, inclusão, Nietzsche.

Resumo

Este artigo é uma tentativa de construir elementos para identificar, compreender e problematizar as bases ideológicas de sustentação do sentido e da pragmática das concepções contemporâneas de inclusão. Para isso, o ponto de partida é a filosofia nietzscheana da cultura, no interior da qual se apresenta a veemente crítica do filósofo à racionalidade socrático-platônica, ao cristianismo, à democracia, aos ideais civilizatórios e às ideias modernas, que inclui também a crítica aos estabelecimentos de ensino na modernidade.

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Biografia do Autor

Laurici Vagner Gomes, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); especialista e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor do Departamento de Fundamentos Sócio-Históricos-Filosóficos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG).

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Publicado

01/12/2008

Como Citar

Gomes, L. V. (2008). Provocações extemporâneas à ideia contemporânea de inclusão no contexto da filosofia nietzscheana da cultura e suas implicações na educação. Educação Em Foco, 11(12), 85–104. https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.69