A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Universidade de São Paulo - USP
  • Nelio Bizzo Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.89

Palavras-chave:

Livro didático de ciências, ensino de ciências, pesquisa em livros didáticos.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a pesquisa sobre os livros didáticos de ciências (LDC) no Brasil e em alguns países e paralelamente relacionar esses resultados com as possibilidades de inovação no ensino. Foram analisados 77 estudos de 24 países. Nesses artigos, observamos os objetivos do estudo, o tipo de metodologia utilizada, a área de estudo e o assunto investigado, o número de pesquisadores envolvidos, o nível educacional do estudo e a nacionalidade. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos dos outros países (86,9%) e 90% do Brasil tinham o foco nos conteúdos do LDC. Essas pesquisas estavam mais concentradas na área de biologia (42,3%) e centralizadas no nível secundário. Os pesquisadores utilizaram principalmente a metodologia qualitativa. A maioria dos estudos analisados era da França, Tunísia e Brasil. Os resultados deste estudo são relevantes para nortear futuras pesquisas em relação a esse material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Nelio Bizzo, Universidade de São Paulo - USP

Livre docente e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Educação (USP).

Downloads

Publicado

10/08/2010

Como Citar

Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2010). A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino. Educação Em Foco, 13(15), 13–35. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.89