Influência da formação na prática de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência: um estudo no sistema de ensino especial

Autores

  • Marcelo de Melo Mendes Universidade FUMEC
  • Karla Cunha Pádua Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.95

Palavras-chave:

Educação Física, formação de professores, alunos com deficiência, ensino especial.

Resumo

Neste artigo sintetiza-se parte dos resultados de uma pesquisa para identificar influências da formação na prática de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência no ensino especial. A pesquisa contou com a participação de quatro professores de Educação Física de três escolas públicas do ensino especial, administradas pelo Estado de Minas Gerais e localizadas em Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante das práticas docentes e análise de documentos. Pelos resultados verificou-se que, apesar dos avanços conquistados, ainda há muito a se fazer para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, tendo em vista uma educação comprometida com a diversidade e com a inclusão de todos, em especial, dos alunos com deficiência. Nessa direção, no estudo foram indicadas potencialidades formativas dos saberes adquiridos nas experiências diretas com alunos deficientes e nas redes de troca e de apoio com profissionais mais experientes.

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Biografia do Autor

Marcelo de Melo Mendes, Universidade FUMEC

Mestre em Educação, analista de Políticas Públicas da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes, professor da Universidade FUMEC e Faculdade Pitágoras/Betim.

Karla Cunha Pádua, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

04/01/2011

Como Citar

Mendes, M. de M., & Pádua, K. C. (2011). Influência da formação na prática de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência: um estudo no sistema de ensino especial. Educação Em Foco, 13(16), 13–39. https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.95