Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola

Autores

  • Josemir Almeida Barros Universidade Federal de Uberlândia - UFU Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.96

Palavras-chave:

educação rural, instrução primária, República, fundamentos, história da educação.

Resumo

No presente artigo objetivamos analisar as representações da educação, do ensino e da instrução rural para crianças em Minas Gerais, no período da República Velha. Ao tratarmos de tal época, recorreremos também às teorias contemporâneas da educação para subsidiar nossas reflexões. Entendemos que os fundamentos modernos da educação escolar e as novas tecnologias de aprendizagem são fundantes para o repensar de processos educacionais com vistas na história da educação; são paradigmas importantes, são reconfigurações epistemológicas das ciências da educação. Destacamos uma das indagações: quais formas de representações de práticas educativas nos/dos processos de educação/instrução das crianças no meio rural são expressas nos documentos pesquisados? Em termos metodológicos, recorremos às fontes primárias a exemplo das Mensagens Presidenciais disponíveis no site do Centro de Pesquisa dos Recursos Globais da Rede de Bibliotecas sediado em Chicago, Estados Unidos, e de fotografias encontradas no site do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista FAPEMIG, integrante do Grupo de Pesquisas em História do Ensino Rural (GPHER/UFU). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA/FaE/UEMG).

Downloads

Publicado

04/01/2011

Como Citar

Barros, J. A. (2011). Ensino rural primário em Minas Gerais no início do século XX: fundamentos e representações da escola. Educação Em Foco, 13(16), 41–66. https://doi.org/10.24934/eef.v13i16.96