Caminhos desiguais para o aprendizado:
a distância e o desempenho escolar dos alunos em uma escola primária de Angola
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v28i56.8979Palavras-chave:
Assiduidade., Angola. , Percurso casa-escola. , Processo de ensino-aprendizagem.Resumo
O debate sobre o desempenho escolar exige uma análise crítica e holística, que considere a multiplicidade de perspectivas no processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo propõe-se a analisar e correlacionar a distância entre casa e escola e o desempenho escolar dos/as alunos/as, cujo percurso do cotidiano escolar, feito a pé, na região centro-sul da Angola, pode alcançar até dez quilômetros. A pesquisa não se limitou à avaliação do desempenho por meio de notas, mas também considerou a distância como produto das desigualdades socioeconômicas. Para tanto, adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa, combinando a técnica de mapeamento comunitário “community mapping” com questionários aplicados a 23 alunos/as e entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela escola. Os resultados evidenciam a influência da distância no atraso e abandono escolar, na pontualidade e na assiduidade daqueles/as estudantes. Ademais, o estudo aponta para a utilização de métodos documentais e narrativas em futuras pesquisas sobre distância e desempenho escolar.
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