Um breve estudo sobre desigualdades vivenciadas por alunos com deficiência na pandemia da COVID-19 em Damolândia-Goiás
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7165Palavras-chave:
Educação, Inclusão, Pessoas com DeficiênciaResumo
Apresentamos um breve estudo acerca de situações de desigualdade, por meio das quais, as pessoas com deficiência passam no contexto educacional brasileiro. O objetivo é refletir sobre experiências vividas por estudantes com algum tipo de deficiência durante o período da pandemia da COVID-19. Para isso, buscamos apoio teórico em Arroyo (2009), Barreto e Reis (2011), Pinto e Cândido (2020), Pletsch (2020), Guia COVID-19 (2020), entre outros. Analisamos um corpus de dados de pesquisa composto a partir de entrevistas estruturadas realizadas, no município de Damolândia, no Estado de Goiás, com mães que acompanharam, em suas respectivas casas, seus filhos com e sem deficiência durante as aulas remotas, o que permitiu a comparação de tratamento dado aos diferentes discentes no ensino remoto. Os resultados deste estudo revelam que, no contexto pesquisado, apesar de os princípios de inclusão terem levado à criação de diversas leis e decretos, ainda é necessário muita reflexão.
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Aceito 2023-08-22
Publicado 2024-04-06