Plano de carreira da educação de Belo Horizonte: embates, avanços e recuos da valorização profissional/ Career plan of Belo Horizonte Education: struggles, advances and retreats of professional development

Autores

  • Maria da Consolação Rocha FaE/UEMG
  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes Faculdade de Educação da USP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.1040

Palavras-chave:

Plano de Carreira, Carreira Docente, Política de Valorização Profissional.

Resumo

Neste artigo, analisamos o Plano de Carreira dos Servidores da Educação de 1996 e as alterações posteriores, em especial a de 2003, que criou o cargo de educador infantil, e a de 2012, que o transformou em cargo de professor para a educação infantil. Ambas as alterações rompem com a carreira docente unificada. O atual Plano de Carreira dos Servidores da Educação é resultado de um processo de debates e embates ocorridos entre a administração pública e os(as) trabalhadores(as) em educação em suas lutas pela valorização profissional ao longo da história de constituição da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH), criada em 1948. Para melhor compreensão dos embates, avanços e recuos na regulação da carreira docente em Belo Horizonte, organizamos o artigo em quatro momentos. Nos dois primeiros, destacamos os debates realizados e as regulações ocorridas nas décadas de 1980, 1990. No terceiro, apresentamos o plano de carreira vigente e as modificações ocorridas ao longo dos anos 2000, bem como as alterações no quadro de pessoal a partir do processo de terceirização da função docente na educação infantil, que configura uma nova ruptura com a carreira docente e um processo de desprofissionalização do trabalho educacional na capital mineira.

 

ABSTRACT

In this article, we analyze the Career Plan of Education Servers, 1996 and subsequent amendments, in particular the 2003 created the post of child educator, and 2012, which transformed it into a professorship for early childhood education . Both changes break with the unified teaching career. The current Plan Career of Education Server is the result of a process of debate and clashes occurred between the public administration and / (the) employees / (as) education in their struggles for professional development along the network of the constitution of history Municipal Education of Belo Horizonte (RMEBH), created in 1948. to better understand the struggles, advances and retreats in the regulation of the teaching profession in Belo Horizonte, organized the article in four stages. In the first two, we highlight the discussions and adjustments that occurred in the 1980s, 1990. In the third, we present the current career path and the changes that have occurred over the 2000s, as well as changes in personnel from the process outsourcing of the teaching function in early childhood education, which sets a new break with the teaching career and deprofessionalization process of educational work in the mining capital

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Biografia do Autor

Maria da Consolação Rocha, FaE/UEMG

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Especialista em Psicologia Educacional, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora da educação superior no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, professora colaborada do Mestrado em Educação e Formação Humana da FaE/UEMG, e professora da educação básica na Escola Municipal Cônego Raimundo Trindade. Na educação superior atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, gestão democrática, política educacional, políticas de valorização do magistério, avaliação de desempenho, gênero e trabalho feminino. Na educação básica atua com alfabetização de crianças, EJA e recreação infantil.

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Faculdade de Educação da USP

Possui graduação em Psicologia [Licenciatura e Bacharelado] pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor associado, ref. ms-5 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação , educação do trabalhador, história da educação, educação profissional e políticas públicas.Professora da Pós-Graduação

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Publicado

13/11/2015

Como Citar

Rocha, M. da C., & Moraes, C. S. V. (2015). Plano de carreira da educação de Belo Horizonte: embates, avanços e recuos da valorização profissional/ Career plan of Belo Horizonte Education: struggles, advances and retreats of professional development. Educação Em Foco, 18(26), 69–94. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.1040