A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object

Autores

  • Fabrício Andrade Pereira Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Conhecimento - COED/Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais
  • José de Sousa Miguel Lopes Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da FaE/CBH/UEMG
  • Letícia Schneider de Pinho Dias Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Conhecimento - COED/Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.1044

Palavras-chave:

Arte/Educação, Ensino, Escola, Formação Continuada

Resumo

Neste artigo levantam-se questionamentos sobre as diversas formas de participação social na escola regular. Propõe-se o ensino de Arte como forma de reflexão dinâmica por meio da análise e fruição significativa de seus objetos. Ressalta-se a importância de uma maior participação da sociedade frente aos novos desafios de uma escola para todos. Enquanto processo de ensino, é também reconhecida a necessidade de adequação didática de objetos de estudo aos contextos em que ele se inserem. Ressalta-se o ensino de Arte como forma de conhecimento relevante na formação humana. A discussão é baseada em autores como Macedo (2005), Morin (2001a; 2005), Gompertz (2013), entre outros.

 

ABSTRACT

This article focuses on the presentation of art education as a form of dynamic reflection by analyzing and meaning full enjoyment of their objects. It emphasized the importance of greater participation by society forward to the new challenge sofa school for all. While teaching process, recognizes the need for adequate teaching of the subject matter the context in which it is situated, it is therefore possible to speak of a teaching Art as an important content in the human formation. The discussion is based on the authors as Macedo (2005), Morin (2001 a, 2005), Gompertz (2013), among others.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Andrade Pereira, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Conhecimento - COED/Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

É doutor em Arte e Tecnologia da Imagem, ensino de arte, pela EBA/UFMG. Realizou estágio de doutorado na Universidade de Évora em Portugal. Possui mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem (EBA/UFMG, 2004); Especialização em Arte/Educação (FaE/UEMG, 2000); graduação em Licenciatura em Educação Artística (Escola Guignard/UEMG 1998). É Professor no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG), assim como da Estácio de Sá.  Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação na FAE/UEMG. Foi consultor da área de artes na elaboração das Proposições Curriculares da RME da Prefeitura de Belo Horizonte. É autor da obra Arte-Educação: emoção e racionalidade; (2006) pela coleção Selo Universidade da Editora Annablume (SP) com primeira edição esgotada e reimpressão realizada em 2009. É Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE/CBH/UEMG. Em 2014 será lançada sua obra: Arte/Educação: Paradigmas do século XXI, pela editora Annablume(SP).

José de Sousa Miguel Lopes, Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da FaE/CBH/UEMG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente é professor no Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Moçambique, educação, letramento, formação de professores, cinema, antropologia cultural. Membro da Rede Kino Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual desde 2009. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema e Educação do CINEAD- LISE-FE (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desde 2008. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema, Cultura e Educação da Editora Autêntica de Belo Horizonte, desde 2005. É membro do Conselho Editorial consultivo da Revista Presença Pedagógica, desde sua criação em 1995. Membro do Conselho Editorial da Revista on-line Currículo sem fronteiras editada nos EUA a partir de Janeiro de 2001. Colaborador regular desde 2002, da revista A Página da Educação editada em Portugal. Sócio fundador da Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e Outras Linguagens (2004). Membro da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação, desde Outubro de 2011. Possui um blog http://navegacoesnasfronteirasdopensamento.blogspot.com.br

Letícia Schneider de Pinho Dias, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Conhecimento - COED/Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003) e pós-graduação Lato Sensu em Educação, Comunicação e Tecnologia pelo Núcleo de Pós-Graduação da FaE/CBH/UEMG (2004). É professora efetiva na Faculdade de Educação do Campus de Belo Horizonte da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e Didática da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Comunicação, Tecnologia, Currículo, História da Educação, Língua Portuguesa, Arte, Gestão, Políticas Educacionais, Políticas Públicas, Orientação de Monografia Pesquisadora do COED/FaE/CBH/UEMG e Docente FaE/CBH/UEMG

Downloads

Publicado

21/12/2015

Como Citar

Pereira, F. A., Lopes, J. de S. M., & Dias, L. S. de P. (2015). A “escola para todos” e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico/ The School for All and the Art Education Diffusion: About the sources of information about the school and the art object. Educação Em Foco, 18(26), 209–227. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.1044