Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental

Autores

  • Eliana Maria Sacramento Soares Universidade de Caxias do Sul
  • Rosane Kohl Brustolin Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1156

Palavras-chave:

Convivência, acoplamento estrutural, mudanças nas práticas docentes, Laptop educacional.

Resumo

Apresentamos resultados de um estudo cujo foco foi entender como os professores estão mudando suas práticas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1, numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e de categorização. Esse processo permitiu inferir que existem movimentos precursores da constituição de uma nova forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento estrutural. Na medida em que os professores se observam e pensam em seu operar em acoplamento com o outro colega, com os estudantes e com a tecnologia, eles se modificam, em congruência com seu operar e em acoplamento com seu domínio de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Maria Sacramento Soares, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1977), licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é pesquisadora e professora do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul, RS. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação, Mestrado em Educação, dessa Universidade de atuando na linha de pesquisa Educação, linguagem e tecnologia. É líder do grupo de pesquisa Lavia - Laboratório de ambientes virtuais de aprendizagem. Participa de projetos de pesquisa, como coordenadora e como colaboradora, em temas relacionados a: formação docente no contexto da cultura digital; tecnologia e cognição; tecnologia digital e processos educativos, tecnologia e cognição.

Rosane Kohl Brustolin, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo realizado pesquisa na linha Linguagem e Educação. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática e  Especialização em Formação Holística de Base. Atuou  na Universidade de Caxias do Sul, como professora nos cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização de 2011 a 2013. Em 2013 atuou como Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha.

Downloads

Publicado

07/07/2016

Como Citar

Sacramento Soares, E. M., & Brustolin, R. K. (2016). Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental. Educação Em Foco, 19(27), 73–95. https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1156