Interfaces entre identidade profissional e saber da enfermagem: caracterização de um grupo de enfermeiras docentes / Interface between professional identity and knowledge of nursing: characterization of a group of teachers nurses
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1212Palavras-chave:
Educação Superior. Docentes de Enfermagem. Prática em Saúde. / Higher Education. Nursing teachers. Practice in Health.Resumo
Apesar de haver preocupação, por parte dos Enfermeiros, na busca de fundamentação pedagógica para atuarem nos cursos de Graduação em Enfermagem, nem sempre foi dada a devida valorização para essa área, uma vez que não há exigência de formação pedagógica específica para o exercício da docência no Ensino Superior. O objetivo foi caracterizar um grupo de enfermeiras docentes e analisar as práticas pedagógicas utilizadas no Estágio Supervisionado em Enfermagem. Fundamentou-se na abordagem quantitativa e qualitativa utilizando três recursos metodológicos: o questionário, a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Participaram 24 docentes, entretanto a observação das aulas e entrevistas ocorreram com quatro desses sujeitos. Constatamos que os docentes estão arraigados à concepção de Educação fundamentada na racionalidade técnica. Há indícios de que esses professores acrescentam novas atitudes em sua atuação lançando mão de outras formas de ensinar com um fazer mais criativo, interacionista, dialógico com os sujeitos que os cercam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.