Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1295Palavras-chave:
Condição de fronteira, formação do professor, educação escolar indígena.Resumo
Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória.
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