Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education

Autores

  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) https://orcid.org/0000-0001-6744-9142
  • Luzane Moraes Bernardi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1295

Palavras-chave:

Condição de fronteira, formação do professor, educação escolar indígena.

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre a formação do professor indígena, elementos acerca das expectativas dos acadêmicos de um Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena e seus olhares sobre a educação escolar indígena. Trazemos para o debate os conflitos e tensões resultantes da condição de fronteira em que vivem esses acadêmicos, da etnia Kaingang, que buscam a preservação de sua referência identitária ao mesmo tempo em que estabelecem o diálogo com as inovações da contemporaneidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa,  teve a análise realizada à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica, a partir de categorias emergentes assim organizadas: a importância atribuída ao conhecimento; os significados construídos na escola e para a escola; e contingências, perspectivas e o olhar para o futuro. O estudo realizado nos autoriza inferir que as ações propostas no curso mobilizam os acadêmicos para pensar a educação indígena em uma perspectiva emancipatória.

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Biografia do Autor

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Luzane Moraes Bernardi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Graduada em Matemática pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

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Publicado

18/12/2020

Como Citar

Bernardi, L. T. M. dos S., & Bernardi, L. M. (2020). Educação Indígena: a formação do professor em uma perspectiva emancipatória / Indigenous teacher formation: pathways to a emancipatory education. Educação Em Foco, 20(32), 61–78. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1295