Apontamento sobre o desenvolvimento do psiquismo humano: desafios e possibilidades para a educação escolar / Notes on the development of human psyche: challenges and possibilities for school education
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1485Palavras-chave:
educação escolar, psiquismo humano, psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica.Resumo
Este estudo propõe-se a analisar algumas das contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski e seus seguidores sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, buscando ressaltar as relações e a importância da educação escolar para esse processo. Assim, o objeto desta reflexão é a defesa da educação escolar voltada para sua natureza e especificidade, isto é, a socialização dos conhecimentos clássicos historicamente sistematizados na direção da formação humano-genérica dos escolares. Nessa acepção, as proposições da psicologia histórico-cultural, bem como as da pedagogia histórico-crítica, oferecem princípios e fundamentos teórico-filosóficos justamente pela base epistemológica comum – o materialismo histórico-dialético – para discutirem-se as relações de ensino e desenvolvimento humano e os desafios postos pelas contradições próprias da totalidade capitalista no universo escolar.Downloads
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Publicado
18/12/2020
Como Citar
Polon, G. X. P., & Padilha, A. M. L. (2020). Apontamento sobre o desenvolvimento do psiquismo humano: desafios e possibilidades para a educação escolar / Notes on the development of human psyche: challenges and possibilities for school education. Educação Em Foco, 20(32), 79–99. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1485
Edição
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Artigos
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