Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições

Autores

  • Luciano Mendes de Faria Filho Faculdade de Educação, UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1491

Palavras-chave:

Pesquisa educacional, Política de pesquisa, Formação de pesquisadores, Avaliação.

Resumo

Este texto trata da avaliação da pós-graduação no Brasil dando especial ênfase à área de Educação. O seu objetivo é contribuir para o debate sobre a prática avaliativa e sua importância entre nós no que se refere à formação de professores e pesquisadores e à produção científica nacional. Para isso, reúne argumentos sobre os temas estabelecidos historicamente como sendo os mais fundamentais a serem avaliados, e, a respeito de cada um deles, discute certos fundamentos buscando​ oferecer sugestões para sua avaliação.  Ao final, ultrapassando a avaliação periódica da pós-graduação, sugere que é preciso que ​se estabeleça uma política científica para a área de educação que articule ​​formação e produção de conhecimentos, dando​, assim, sentido à própria avaliação, evitando ​que se converta na única política possível para a área.

 

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Publicado

15/07/2016

Como Citar

Faria Filho, L. M. de. (2016). Avaliação da Pós-Graduação em Educação: questões, dilemas e algumas proposições. Educação Em Foco, 19(27), 173–205. https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1491

Edição

Seção

Entrevista