Formação docente, reflexão e ação sobre a prática: as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores / Teachers training, reflection and action on the practice: the potentialities of a distance education course for pedagogic coordinators in the teacher-advisors’ formation

Autores

  • Natália Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Caterine Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1493

Palavras-chave:

formação docente, EaD, Escola de Gestores

Resumo

Este artigo trata da formação docente e tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e limites para a formação de professores-orientadores de curso EaD. Buscou-se discutir as potencialidades do exercício reflexivo em diversos âmbitos: na formação dos cursistas (coordenadores pedagógicos de escolas públicas do Rio Grande do Sul, que frequentaram esse curso), na formação de professores-orientadores destes cursistas e na formação docente das próprias autoras. Inicialmente, apresenta-se uma reflexão sobre aspectos da pesquisa na formação docente. Em seguida, descreve-se o desenvolvimento de duas das salas ambientes do curso. Por fim, destaca-se o direcionamento dado aos trabalhos, tendo em vista os objetivos de formação de professores-orientadores. A análise aponta para a evidência da insuficiência de tempo e ações no sentido da formação dos cursistas no sentido de prepará-los adequadamente para o desenvolvimento do TCC, ressaltando, por outro lado, a relevância da atuação no curso como processo de formação dos professores-orientadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente e pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua como orientadora de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Caterine Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona em Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação. Graduação em História pela PUC-RS. Pós-Doutorado pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Atuou como pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como professora-pesquisadora da Educação Superior, nas disciplinas de História da Educação, Avaliação da Educação e de Metodologia de Pesquisa Cientifica. Foi docente e coordenadora de disciplina do curso de especialização em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores da Educação Básica. Atuou como consultora e membro da Secretaria Executiva do Observatório de las Relaciones Europa y América Latina (OBREAL) da Universidade de Barcelona. Já exerceu como coordenadora pedagógica e professora de História no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é Coordenadora de Inovação Pedagógica na Universidade Veiga de Almeida, atuando junto à Pró-Reitoria de Graduação, docente e pesquisadora do curso de Pedagogia e coordenadora do curso de pós graduação Lato Sensu de Mídias e Tecnologias em Educação.

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

Gil, N., & Fagundes, C. (2018). Formação docente, reflexão e ação sobre a prática: as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores / Teachers training, reflection and action on the practice: the potentialities of a distance education course for pedagogic coordinators in the teacher-advisors’ formation. Educação Em Foco, 21(33), 53–73. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1493