A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1537

Palavras-chave:

Números naturais, Escala, Ensino Fundamental, Registros de Representação Semiótica.

Resumo

A escala é um tema matemático trabalhado a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental como uma ferramenta para se construir gráficos cartesianos e mapas.  A presente pesquisa se propôs a verificar se e em que medida é possível introduzir a noção de escala, no âmbito dos números naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, elaboramos uma situação de aprendizagem para viabilizar a conversão entre a linguagem natural (o texto), a linguagem aritmética (a operação de contagem) e o registro geométrico (a reta numérica), de modo a ampliar o repertório de compreensão, conforme expõe Duval (2003). A situação de aprendizagem foi aplicada em uma aula de Matemática no 2º ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública da cidade de São Paulo, no ano de 2011. As manifestações escritas e orais dos alunos revelaram que a conversão entre as linguagens favoreceu introduzir a noção de escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, Unifesp Universidade Federal de São Paulo

Graduado em Física e Engª Mecânica, com doutorado em Educação Matemática. Professor da graduação e pós-graduação do curso de Ciências-Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo, ligado ao departamento de Ciências Exatas e da Terra (UNIFESP-DCET-Diadema-SP).

Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer, Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo.

Mestre em Psicologia da Educação e professora de 1º grau da rede pública e particular de São Paulo.

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

Pommer, W. M., & Pommer, C. P. C. R. (2018). A noção de escala nos anos iniciais do Ensino Fundamental / The scale’s notion in the early years of Elementary School. Educação Em Foco, 21(33), 121–140. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1537