O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo

Autores

  • Jaqueline Oliozi Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1661

Palavras-chave:

Escola Pública, Profissão Docente, Políticas de Valorização Docente

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese da pesquisa realizada em uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Espírito Santo. O percurso metodológico utilizado foi o estudo de caso e a análise dos dados produzidos foi realizada mediante a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados da investigação apontam que o espaço-tempo do planejamento por área do conhecimento implementado nas escolas estaduais do Espírito Santo pode contribuir na formação continuada de professores se utilizado para a troca de conhecimentos e a partilha de experiências. Além disso, os professores potencializam este momento à medida que dialogam sobre o currículo, os projetos interdisciplinares, o comportamento dos estudantes e outros temas que permeiam a prática docente.

Palavras-chave: Planejamento por área. Formação Continuada. Trabalho Coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Oliozi, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestra em Educação pelo PPGE da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras ´Madre Gertrudes de São José´ (2000). Atualmente é professora MAPB - VI, localizada na função de Coordenadora Pedagógica no CEEFMTI Marita Motta Santos, São Mateus - Vínculo Efetivo na Secretaria de Estado da Educação.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Oliozi, J., & Coelho, G. R. (2018). O planejamento por área do conhecimento e a formação continuada de professores: um diálogo potente no contexto de uma escola pública estadual do Espírito Santos / The planning by area of knowledge and teacher training: a powerful dialogue in the context of a state public school of Espírito Santo. Educação Em Foco, 21(35), 163–180. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1661