Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1737Palavras-chave:
Ensino de História da África, Saberes docentes, Formação de professoresResumo
Neste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13/12/2018
Como Citar
Soares de oliveira, S. M., & Leitão Araújo, F. M. (2018). Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm. Educação Em Foco, 21(35), 201–220. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1737
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.