Entre o “sonho e a ação”: a infância e sua educação nas crônicas de Cecília Meireles no jornal Diário de Notícias de 1930 a 1932 / Between the “dream and the action”: the childhood and its education in Cecília Meireles chronicles in Daily News newspaper from 1930 to 1932
Visualizações: 593DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1759Palavras-chave:
Educação da infância, Cecília Meireles, Imprensa, Escola Nova. / Childhood Education, Press, New School.Resumo
Este artigo objetiva compreender as concepções de educação da infância que emergem dos escritos da jornalista e educadora Cecília Meireles na Página de Educação do Jornal Diário de Notícias, no período de 1930 a 1932. Selecionamos um corpus documental constituído por 52 crônicas que permitiram captar os sentidos construídos por ela, no que se refere à infância pobre, à educação moderna, à família e escola e a relação entre professores e alunos. A análise dos escritos de Cecília Meireles na Página colabora para a construção de uma compreensão acerca dos combates travados por ela, como intelectual engajada ao movimento da Escola Nova no momento em que se intensificaram os debates em torno da elaboração de um projeto nacional de educação para o país, os anos de 1930.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.