Entre o “sonho e a ação”: a infância e sua educação nas crônicas de Cecília Meireles no jornal Diário de Notícias de 1930 a 1932 / Between the “dream and the action”: the childhood and its education in Cecília Meireles chronicles in Daily News newspaper from 1930 to 1932

Autores

  • Sônia Camara Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jodar de Castro Roberto Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1759

Palavras-chave:

Educação da infância, Cecília Meireles, Imprensa, Escola Nova. / Childhood Education, Press, New School.

Resumo

Este artigo objetiva compreender as concepções de educação da infância que emergem dos escritos da jornalista e educadora Cecília Meireles na Página de Educação do Jornal Diário de Notícias, no período de 1930 a 1932. Selecionamos um corpus documental constituído por 52 crônicas que permitiram captar os sentidos construídos por ela, no que se refere à infância pobre, à educação moderna, à família e escola e a relação entre professores e alunos. A análise dos escritos de Cecília Meireles na Página colabora para a construção de uma compreensão acerca dos combates travados por ela, como intelectual engajada ao movimento da Escola Nova no momento em que se intensificaram os debates em torno da elaboração de um projeto nacional de educação para o país, os anos de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Camara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em História, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutorado e Pós Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Exerceu atividades de docência no magistério Municipal do Rio de Janeiro como Professora de História. Atualmente, é Professora-Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na graduação e nos Programas de Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores e na Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Faculdade de Educação. Na UERJ, é Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Infância (NIPHEI) , coordenando o Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância (LIEPHEI), criado em 2009. Pesquisadora da FAPERJ do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2012-2014) e Pro-cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 2012. Tem experiência na área de Educação com ênfase em História da Educação, discutindo e problematizando as seguintes temáticas: reformas educacionais, Escola Nova, ensino profissional, instituições de assistência e proteção à infância, história da infância e a questão dos intelectuais na República

Jodar de Castro Roberto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Letras pela UERJ (1988). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNISUL (2011). Mestre em Educação pela UERJ (2013), Doutorando em Educação – PROPED-UERJ (2015-). Pesquisador do NIPHEI-LIEPHEI/UERJ na área de Infância e História da Educação. Atua como professor das redes Pública e Privada. Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Literatura, Biografia de Intelectuais, História da Educação e Ensino de Artes.

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Camara, S., & Roberto, J. de C. (2017). Entre o “sonho e a ação”: a infância e sua educação nas crônicas de Cecília Meireles no jornal Diário de Notícias de 1930 a 1932 / Between the “dream and the action”: the childhood and its education in Cecília Meireles chronicles in Daily News newspaper from 1930 to 1932. Educação Em Foco, 20(30), 39–58. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1759