A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1783Palavras-chave:
excelência escolar, ensino médio, sociologia da educação / school excellence, high school, sociology of educationResumo
Neste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/07/2017
Como Citar
Gomes, L. O., & Nogueira, M. A. (2017). A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school. Educação Em Foco, 20(30), 189–208. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1783
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.