A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school

Autores

  • Lisandra Ogg Gomes UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Alice Nogueira Professora-Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1783

Palavras-chave:

excelência escolar, ensino médio, sociologia da educação / school excellence, high school, sociology of education

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Ogg Gomes, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da UERJ, vinculada ao Departamento de Estudos da Infância. Pós-doutora em Educação/UFMG. Doutora em Educação/USP. Mestre e especialista em Educação/UFPR. Graduação em Ciências Econômicas/UFPR. Membro dos grupos de pesquisas e estudos: Práticas de Socialização (USP), Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (USP) e do Observatório Sociológico Escola-Família (UFMG).

Maria Alice Nogueira, Professora-Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André (1973) e em Ciências da Educação pela Universidade de Paris V (1975). Possui doutorado em Educação pela Universidade de Paris V (1986). Realizou dois estágios de pós-doutorado: na Universidade de Paris V/CNRS (1996) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2006). É Professora-Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é coordenadora do OSFE (Observatório Sociológico Família-Escola).

Downloads

Publicado

06/07/2017

Como Citar

Gomes, L. O., & Nogueira, M. A. (2017). A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school. Educação Em Foco, 20(30), 189–208. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1783