Fluência tecnológico-pedagógica e monitoramento eletrônico na prática da tutoria / Technological-pedagogical fluency and electronic monitoring in mentoring
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1875Palavras-chave:
fluência tecnológico-pedagógica, monitoramento, tutoria, ensino-aprendizagemResumo
O trabalho desenvolvido pelo tutor envolve estudantes, professores, materiais e tecnologias constituindo sua prática pedagógica. Nesta reflexão, problematizamos a prática de tutoria realizada durante no estudo de caso do curso de Letras Espanhol da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD). Metodologicamente, a análise centra-se em explicitar os inéditos e viáveis-possíveis do trabalho de tutoria desenvolvido nos quatro anos de duração do respectivo curso (2008-2011) à luz da fluência tecnológico-pedagógica e do monitoramento eletrônico como categorias conceituais. Como resultado, apresentamos que a fluência tecnológico-pedagógica e o monitoramento constituem-se dois princípios essenciais na prática pedagógica do tutor. Concluindo, salientamos que o tutor precisa delimitar o campo epistemológico orientador da sua prática no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem à distância.
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