Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects

Autores

  • Ana Clara Bortoleto Nery UNESP Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho / Docente

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1886

Palavras-chave:

História da Biblioteca Escolar, Práticas de Leitura, Escola Normal

Resumo

Do final do século XIX ao início do século XX assistimos ao processo de criação de bibliotecas em Escolas Normais no Brasil. Trata-se de um processo, de certa forma, comum à criação dos sistemas estatais de ensino em vários países do mundo. A biblioteca escolar das Escolas Normais tinha um objetivo: formação de professores e formação de leitores. Impulsionadas pela Pedagogia Moderna, as práticas desenvolvidas nas bibliotecas escolares nessas escolas serviam como ponto de observação de boas práticas de leitura. Ao tomarmos como objeto tais instituições podemos observar como este processo impulsionou a difusão de bibliotecas escolares e de práticas de leituras pela escolas primárias, num momento que antecede a profissionalização de bibliotecários no Brasil, e, ao mesmo tempo, de enfretamento do analfabetismo. Autores como Jacob dão suporte à análise. Contribuem ainda Carvalho, Vidal e Nery com estudos sobre a temática.

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Biografia do Autor

Ana Clara Bortoleto Nery, UNESP Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho / Docente

Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela FEUSP, com Pós-Doc pela Universidade de Lisboa e UERJ. Atua na area de História da Educação com os temas Biblioteca Escolar, Formação de Professores e Impressos Escolares.

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Publicado

11/04/2017

Como Citar

Nery, A. C. B. (2017). Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos / School libraries in the Normal Schools in Brazil: constitucion of the place and subjects. Educação Em Foco, 19(29), 235–258. https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1886