O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1896Palavras-chave:
Grêmio Estudantil. Participação discente. Emancipação humana. Emancipação Política.Resumo
A partir de resultados de pesquisa de pós-graduação, o presente artigo apresenta possibilidades e limites para o processo de emancipação de estudantes de comunidades de periferia, a partir da atuação em grêmios estudantis em escolas públicas paranaenses. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas com presidentes de grêmios estudantis de escolas situadas na periferia da cidade de Ponta Grossa – PR. Tendo o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, a autonomia dos estudantes, o processo eletivo, a emancipação política e a emancipação humana constituíram-se em categorias de análise. Ao final, considera-se que os gestores escolares cerceiam a participação dos estudantes junto aos grêmios estudantis, inibindo uma atuação estudantil comprometida com o processo de emancipação.Downloads
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Publicado
13/12/2018
Como Citar
Boutin, A. C. D. B., & Flach, S. de F. (2018). O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations. Educação Em Foco, 21(35), 283–304. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1896
Edição
Seção
Artigos
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