Alfabetização de crianças de seis anos e a ampliação do Ensino Fundamental: um estudo de caso

Autores

  • Maria do Socorro Macedo Universidade Federal de São João del-rei
  • Ana Caroline Almeida

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.210

Palavras-chave:

Letramento, Alfabetização, Etnografia, Ampliação do Ensino Fundamental

Resumo

Neste texto buscamos compreender como tem se dado a alfabetização das crianças de seis anos no EF em turmas, nas quais, subentende-se, já se consolidou o ordenamento legal que trata da ampliação do EF. Optamos pela perspectiva etnográfica como o aporte teórico-metodológico da investigação que realizamos numa turma de crianças de seis anos de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados da sala de aula foram coletados entre abril e dezembro de 2010, com um total de 47 dias observados e registrados no caderno de campo, além de entrevista com a professora. Os resultados indicam que a concepção de alfabetização presente nessa prática vincula-se a uma visão da escrita apenas como um código de transcrição das unidades sonoras em unidades gráficas, uma vez que as atividades predominantes na sala de aula eram cópia de textos curtos, repetição de palavras soltas, decodificação de sílaba por sílaba.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Macedo, Universidade Federal de São João del-rei

Professora do Programa de pós-graduação em educaçao da Universidade Fedral de Sao Joao del-rei

Doutora em Educaçao com pós-doutorado pelo Kings College, University of London

 

Ana Caroline Almeida

Mestre em Educação pela UFSJ

Professora da Rede Municipal de Tiradentes-MG

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Publicado

13/12/2013

Como Citar

Macedo, M. do S., & Almeida, A. C. (2013). Alfabetização de crianças de seis anos e a ampliação do Ensino Fundamental: um estudo de caso. Educação Em Foco, 16(22), 119–141. https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.210