Alfabetização de crianças de seis anos e a ampliação do Ensino Fundamental: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.210Palavras-chave:
Letramento, Alfabetização, Etnografia, Ampliação do Ensino FundamentalResumo
Neste texto buscamos compreender como tem se dado a alfabetização das crianças de seis anos no EF em turmas, nas quais, subentende-se, já se consolidou o ordenamento legal que trata da ampliação do EF. Optamos pela perspectiva etnográfica como o aporte teórico-metodológico da investigação que realizamos numa turma de crianças de seis anos de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados da sala de aula foram coletados entre abril e dezembro de 2010, com um total de 47 dias observados e registrados no caderno de campo, além de entrevista com a professora. Os resultados indicam que a concepção de alfabetização presente nessa prática vincula-se a uma visão da escrita apenas como um código de transcrição das unidades sonoras em unidades gráficas, uma vez que as atividades predominantes na sala de aula eram cópia de textos curtos, repetição de palavras soltas, decodificação de sílaba por sílaba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.