Significados e sentidos da formação de professores: um estudo das teses e dissertações defendidas na região centro-oeste

Autores

  • Olíria Mendes Gimenes
  • Andréa Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.224

Palavras-chave:

Significado e sentido, Formação docente, Teoria histórico-cultural.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado que objetivou apreender o significado social das produções teóricas sobre formação de professores e o sentido pessoal atribuído e objetivado no contexto das teses e dissertações que desenvolveram pesquisas de intervenção nos Programas de Pós-Graduação em Educação na região centro-oeste. As análises empreendidas se pautam na categoria significado e sentido da teoria histórico-cultural, especificamente nos pressupostos de Vigotski e Leontiev. A pesquisa levantou dados que permitiram observar que a coincidência ou não entre o que foi apropriado culturalmente pelos pesquisadores formadores de professores (significado) e as práticas formativas propostas por eles nas pesquisas (sentido) revelam a concepção do pesquisador e seu processo formativo, pois se apropriou do significado e a ele atribuiu sentido. Concluímos que os processos mediacionais presentes na formação e prática docente são definidores da apropriação do significado social e da atribuição de sentido.

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Biografia do Autor

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do PPGED da UFU, área de atuação Didática e Formação de Professores. Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara.

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Publicado

21/11/2013

Como Citar

Gimenes, O. M., & Longarezi, A. M. (2013). Significados e sentidos da formação de professores: um estudo das teses e dissertações defendidas na região centro-oeste. Educação Em Foco, 16(21), 13–39. https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.224