Significados e sentidos da formação de professores: um estudo das teses e dissertações defendidas na região centro-oeste
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.224Palabras clave:
Significado e sentido, Formação docente, Teoria histórico-cultural.Resumen
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado que objetivou apreender o significado social das produções teóricas sobre formação de professores e o sentido pessoal atribuído e objetivado no contexto das teses e dissertações que desenvolveram pesquisas de intervenção nos Programas de Pós-Graduação em Educação na região centro-oeste. As análises empreendidas se pautam na categoria significado e sentido da teoria histórico-cultural, especificamente nos pressupostos de Vigotski e Leontiev. A pesquisa levantou dados que permitiram observar que a coincidência ou não entre o que foi apropriado culturalmente pelos pesquisadores formadores de professores (significado) e as práticas formativas propostas por eles nas pesquisas (sentido) revelam a concepção do pesquisador e seu processo formativo, pois se apropriou do significado e a ele atribuiu sentido. Concluímos que os processos mediacionais presentes na formação e prática docente são definidores da apropriação do significado social e da atribuição de sentido.
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