O magistério da educação básica paraibana no contexto das políticas educacionais

Autores

  • Rogério Fernandes Gurgel Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.250

Palavras-chave:

Carreira docente, Magistério, Políticas Educacionais.

Resumo

O contexto das reformas educacionais no país em anos recentes reflete, em parte, as lutas dos docentes pela melhoria das questões profissionais. Instituem-se instrumentos para o ingresso e a permanência do professor no quadro do magistério público e medidas que versam sobre a formação continuada e remuneração. No entanto, falta um elo entre a definição e a implantação de uma política. No caso do magistério estadual da Paraíba, somente em 2003 foi aprovado o plano de carreira, apesar de vigorar uma política nessa direção desde 1996. O presente estudo, a partir da análise dos reajustes salariais ocorridos com a implantação do plano, evidencia as oscilações reais e projetivas da matriz salarial, fazendo o contraponto entre os indicadores deliberados pelo movimento docente e as políticas públicas definidas nacionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Fernandes Gurgel, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Estatutário da Prefeitura Municipal de Natal, Brasil.

Downloads

Publicado

01/10/2012

Como Citar

Gurgel, R. F. (2012). O magistério da educação básica paraibana no contexto das políticas educacionais. Educação Em Foco, 15(19), 81–101. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.250