O magistério da educação básica paraibana no contexto das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.250Palavras-chave:
Carreira docente, Magistério, Políticas Educacionais.Resumo
O contexto das reformas educacionais no país em anos recentes reflete, em parte, as lutas dos docentes pela melhoria das questões profissionais. Instituem-se instrumentos para o ingresso e a permanência do professor no quadro do magistério público e medidas que versam sobre a formação continuada e remuneração. No entanto, falta um elo entre a definição e a implantação de uma política. No caso do magistério estadual da Paraíba, somente em 2003 foi aprovado o plano de carreira, apesar de vigorar uma política nessa direção desde 1996. O presente estudo, a partir da análise dos reajustes salariais ocorridos com a implantação do plano, evidencia as oscilações reais e projetivas da matriz salarial, fazendo o contraponto entre os indicadores deliberados pelo movimento docente e as políticas públicas definidas nacionalmente.Downloads
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Publicado
01/10/2012
Como Citar
Gurgel, R. F. (2012). O magistério da educação básica paraibana no contexto das políticas educacionais. Educação Em Foco, 15(19), 81–101. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.250
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Seção
Artigos
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