O magistério da educação básica paraibana no contexto das políticas educacionais

Autores/as

  • Rogério Fernandes Gurgel Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.250

Palabras clave:

Carreira docente, Magistério, Políticas Educacionais.

Resumen

O contexto das reformas educacionais no país em anos recentes reflete, em parte, as lutas dos docentes pela melhoria das questões profissionais. Instituem-se instrumentos para o ingresso e a permanência do professor no quadro do magistério público e medidas que versam sobre a formação continuada e remuneração. No entanto, falta um elo entre a definição e a implantação de uma política. No caso do magistério estadual da Paraíba, somente em 2003 foi aprovado o plano de carreira, apesar de vigorar uma política nessa direção desde 1996. O presente estudo, a partir da análise dos reajustes salariais ocorridos com a implantação do plano, evidencia as oscilações reais e projetivas da matriz salarial, fazendo o contraponto entre os indicadores deliberados pelo movimento docente e as políticas públicas definidas nacionalmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Fernandes Gurgel, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Estatutário da Prefeitura Municipal de Natal, Brasil.

Publicado

2012-10-01

Cómo citar

Gurgel, R. F. (2012). O magistério da educação básica paraibana no contexto das políticas educacionais. Educação Em Foco, 15(19), 81–101. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.250