Relações entre o esvaziamento da função simbólica e o desinteresse discente pelas rotinas escolares
Visualizações: 872DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2700Palavras-chave:
Insucesso escolar. Desinteresse. Símbolo. Conteúdos instrucionais.Resumo
O trabalho reflete sobre as causas históricas da crise escolar, destacando dentre elas a degeneração simbólica relativa aos conteúdos instrucionais. Procura-se demonstrar que tal aspecto semiótico apresenta relação com o desinteresse discente pelo aprendizado, comprometendo os resultados e mesmo a função social da escola. Em termos metodológicos, o escrito caracteriza-se como redescrição (Rorty, 1995). Para a análise histórica, perfilaram-se autores como Patto (1999) e Romanelli (2010), dentre outros; para as reflexões sobre linguagem, recorreu-se à filosofia de Dewey (1958) e Peirce (1977). Na conclusão, apontam-se as relações da degeneração simbólica com as causas históricas do insucesso da instituição educativa, propondo-se ao docente uma reflexão sobre os códigos pedagógicos praticados, com vistas ao resgate das linguagens, buscando-se novos significados para as rotinas escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.