Relações entre o esvaziamento da função simbólica e o desinteresse discente pelas rotinas escolares

Autores

  • Marlon Dantas Trevisan Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT, Câmpus de Rondonópolis.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2700

Palavras-chave:

Insucesso escolar. Desinteresse. Símbolo. Conteúdos instrucionais.

Resumo

O trabalho reflete sobre as causas históricas da crise escolar, destacando dentre elas a degeneração simbólica relativa aos conteúdos instrucionais. Procura-se demonstrar que tal aspecto semiótico apresenta relação com o desinteresse discente pelo aprendizado, comprometendo os resultados e mesmo a função social da escola. Em termos metodológicos, o escrito caracteriza-se como redescrição (Rorty, 1995). Para a análise histórica, perfilaram-se autores como Patto (1999) e Romanelli (2010), dentre outros; para as reflexões sobre linguagem, recorreu-se à filosofia de Dewey (1958) e Peirce (1977). Na conclusão, apontam-se as relações da degeneração simbólica com as causas históricas do insucesso da instituição educativa, propondo-se ao docente uma reflexão sobre os códigos pedagógicos praticados, com vistas ao resgate das linguagens, buscando-se novos significados para as rotinas escolares.

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Biografia do Autor

Marlon Dantas Trevisan, Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT, Câmpus de Rondonópolis.

Marlon Dantas Trevisan é Doutor em Educação pela UNESP/Marília/SP, semioticista, docente do Deptº de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais /ICHS, da Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT,  Câmpus de Rondonópolis, bem como do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu/ICHS, Linha de Pesquisa: "Linguagem, Cultura e Construção de Conhecimento", membro do Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar. 

 

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Publicado

02/05/2019

Como Citar

Trevisan, M. D. (2019). Relações entre o esvaziamento da função simbólica e o desinteresse discente pelas rotinas escolares. Educação Em Foco, 22(36), 113–131. https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2700