Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2738Palavras-chave:
Gestão-qualidade-educaçãoResumo
O presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.