Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição atual
Edições anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Declaração de Privacidade
Submissões
Diretrizes para autores
Diretrizes para Dossiê temático
Processo de avaliação dos artigos
Pareceristas
2019
2020
2021
2022
2023
Notícias
TEMPLATES
Indexadores e Buscadores
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco
v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37
Publicado:
12/08/2019
Expediente
Ficha Catalográfica
Amanda Tolomelli Brescia
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.3883
Expediente
Amanda Tolomelli Brescia
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.3881
Editorial
Editorial
Amanda Tolomelli Brescia
4-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.3882
Artigos
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
Karina Augusta Limonta Vieira
8-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2734
Os sentidos e significados constituídos por uma professora sobre o trabalho com leitura na sala de aula / The sense and meanings established by a teacher about working on reading skills in the classroom
ANTÔNIA BATISTA MARQUES, JANAÍNA ASSIS CORTEZ, ELZA HELENA SILVA COSTA BARBOSA
27-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2764
O “saber ser” e o “saber fazer” de duas professoras dos anos iniciais: o gênero profissional em questão / The “knowing to be”and the “knowledge” of two teachers during the beginning year: the professional gender in question
Sirlene Barbosa de Souza, Andréa Tereza Brito Ferreira
50-72
PDF
A (des) autoridade pedagógica nos espaços formativos para a primeira infância: da tradição à modernidade / A (des) pedagogical authority in the training spaces for the first childhood: de la tradición a la modernidad
Marta Regina Furlan de Oliveira
73-91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2735
Jardim da Manga: Nascimento e morte de uma experiência de implantação da pedagogia Waldorf em uma escola pública / Jardim da Manga: The beginning and ending of an experimental implementation of Waldorf education in a public school
Sabrina Fadel, Rita de Cássia de Souza
92-113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2916
Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching
Rita de Kassia Cândido, João Augusto Gentilini
114-131
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2738
Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic
Claudemir Lourenção, Fernando Rasnheski, Ilma Ferreira Machado
132-150
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.3072
Memória, monumentos e educação: a distribuição no espaço e no tempo dos colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro / Memory, monuments and education: the distribution in space and time of catholic colleges in the city of Rio de Janeiro
Paula Leonardi
151-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2755
Representações acerca das práticas escolares no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954) / Representations on school practices in Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS (1922-1954)
Gisele Belusso, Terciane Angela Luchese
171-195
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2860
A educação do corpo “Republicano” no Espírito Santo: modernização, controle e sociabilidade / The education of the “Republican” body in Espírito Santo: modernization, control, and sociability
Karen Calegari Santos Campos, Regina Helena Silva Simões
196-215
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2737
Zaratustra, o mestre cantor / Zarathustra, the master singer
Laurici Vagner Gomes
216-234
PDF
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2745
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais