Relações de gênero no recreio escolar: brinquedos, brincadeiras, construções sociais

Autores

  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Andre Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3061

Palavras-chave:

Recreio Escolar, Brinquedos e Brincadeiras, Relação de Gênero.

Resumo

O presente estudo pretende refletir as questões inerentes à equidade de gênero a partir das brincadeiras e brinquedos no recreio escolar no Ensino Fundamental I. Nosso objetivo é analisar a construção das relações de gênero no tempo/espaço atribuído ao recreio, concebido enquanto espaço pedagógico, onde a ludicidade se constitui enquanto elemento das relações sociais de gênero. Esse estudo é qualitativo, de cunho etnográfico e teve como instrumentos de coleta de dados: o diário de campo, a observação participante e rodas de conversa com crianças do quinto ano de uma escola localizada no município de Senhor do Bonfim-Bahia. As observações nos levaram a inferir que o recreio é o momento de descontração na sucessiva rotina de conteúdos programáticos exigidos pela matriz curricular da escola. Percebemos que o recreio é um espaço generificado e sexualizado. 

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Dourando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS;

Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB;

Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão - GENESES-Sertão

 

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Sociologia (UFS). Professor Adjunto II do Departamento de Educação - DEDI e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal da Sergipe. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero - CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). Editor da Revista Tempos e Espaços em Educação. Membro do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão - CONEPE da Universidade Federal de Sergipe

Andre Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MPEJA; especialização no Ensino de Matemática e Educação de Jovens e Adultos; licenciatura em Matemática pela Universidade Nove de Julho. Atualmente é professor  da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotado no campus VII; Coordena o Núcleo de Educação Matemática – NEMAT; Leciona ainda na Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN e na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF

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Publicado

24/08/2020

Como Citar

Rios, P. P. S., Dias, A. F., & Vieira, A. R. L. (2020). Relações de gênero no recreio escolar: brinquedos, brincadeiras, construções sociais. Educação Em Foco, 23(40), 273–293. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.3061