Práticas de letramentos vernaculares com literatura: interações desenvolvidas por acadêmicos de Letras em ambientes virtuais

Autores

  • Jacqueline Leire Roepke FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Caique Fernando da Silva Fistarol FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
  • Adriana Fischer FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3067

Palavras-chave:

letramentos vernaculares, práticas de letramentos, recursos digitais.

Resumo

Práticas de letramentos vernaculares são efetivadas, na vida pessoal, por iniciativa e interesses próprios. Nessas práticas, a internet tem transformado modos de acesso e de produção. Partindo dessas considerações, busca-se compreender práticas de letramentos vernaculares com literatura desenvolvidas por acadêmicos de um curso de Letras em ambientes virtuais. O presente trabalho possui como marco teórico principal os Novos Estudos dos Letramentos. Trata-se de pesquisa dotipo etnográfica, realizada durante o segundo semestre de 2016, tendo como sujeitos três acadêmicos. Os dados foram gerados por observação participante, questionário e entrevista. As análises permitem constatar que acadêmicos se dedicam às práticas vernaculares, ainda que estas não sejam reconhecidas por instituições educacionais. Acadêmicos de Letras aglutinam práticas vernaculares às práticas institucionalizadas, sinalizando, assim, que a linha de divisa não é rigidamente demarcada.
Nesse sentido, instituições educacionais podem refletir sobre modos de tornar as práticas de letramentos, para que façam mais sentido aos estudantes.

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Biografia do Autor

Jacqueline Leire Roepke, FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Mestre em Educação. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais, em Psicopedagogia, em Educação a Distância: Gestão e Tutoria e em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Graduada em Psicologia.

Caique Fernando da Silva Fistarol, FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Mestre em Educação. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, Mídias da Educação pela e Coordenação Pedagógica. Graduado em Letras.   

Adriana Fischer, FURB UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutora e mestre em Linguística. Graduada em Letras. 

 

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Roepke, J. L., Fistarol, C. F. da S., & Fischer, A. (2020). Práticas de letramentos vernaculares com literatura: interações desenvolvidas por acadêmicos de Letras em ambientes virtuais. Educação Em Foco, 23(39), 106–126. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3067