A formação docente e a finalidade do trabalho educacional/ La formación docente y la finalidad del trabajo educacional
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.309Palavras-chave:
Formação Docente, Trabalho Docente, Pedagogia, Dimensão Sociopolítica, Transformação Social.Resumo
Este estudo teve como objetivo pesquisar a dimensão sociopolítica no trabalho de formação do pedagogo, trazendo para o debate a reflexão sobre a finalidade do trabalho educacional. A questão que se coloca é identificar, por meio da “voz” do docente, se ele tem clareza da presença dessa dimensão no trabalho de formação que realiza e como ele articula isso em sala de aula. Para realizar esse estudo, foram aplicados questionários em docentes de universidades brasileiras, públicas e privadas, e realizadas entrevistas de aprofundamento. Os resultados apontam que o docente não desconhece a presença da dimensão sociopolítica em seu trabalho de formação, mas, no dia a dia da sala de aula, na maioria das vezes, perde esse foco, leciona de maneira genérica e ingênua e deixa de contribuir para uma formação autônoma, critica e esclarecida dos futuros pedagogos e, consequentemente, não dá sua parcela de contribuição à transformação social.
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo pesquisar la dimensión sociopolítica en el trabajo de formación del pedagogo, trayendo para el debate la reflexión sobre la finalidad del trabajo educacional. La cuestión que se pone es identificar, por medio de la “voz” del docente, si el tiene claridad de la presencia de esta dimensión en el trabajo de formación que realiza y como el articula eso en sala de aula. Para realizar este estudio, fueron aplicados cuestionarios en docentes de las Universidades brasileras, públicas y privadas, y realizadas entrevistas de ahondamiento. Los resultados apuntan que el docente no desconoce la presencia de la dimensión sociopolítica en su trabajo de formación, pero en el día a día de la sala de aula, en la mayoría de las veces, pierde este foco, enseña de manera genérica e ingenua y deja de contribuir para una formación inicial autónoma, critica y esclarecida de los futuros pedagogos, y consecuentemente, su parte de contribución a la transformación social.
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