Ensino Religioso no Brasil: apontamentos epistemológicos de um modelo em construção

Autores

  • Raimundo Márcio Mota de Castro Universidade Estadual de Goiás
  • José Maria Baldino Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.310

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Campo, Fenômeno Religioso.

Resumo

Introduzido na escola como parte da formação do sujeito, o Ensino Religioso tem sido tema de inúmeros debates que vão desde a laicidade do estado até a sua necessidade como uma disciplina a mais no currículo escolar. Deste modo, este texto tem por objetivo compreender como tem se construído as bases epistemológicas dessa disciplina. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica tendo como aporte Costella (2011); Foucault (1990; 1998; 1999), Horta (1993); Oliveira (2009) entre outros. Percebe-se que a construção epistemológica do Ensino Religioso, somente é possível graças ao rompimento do “razão moderna” que possibilitou a multiplicidade dos saberes tornando-os formas legítimas de conhecimento. Entender o Ensino Religioso como saber formado pela escola e não mais pela religião, pode possibilitar ver a religião como fenômeno humano, carregado de subjetividades e diferenças que devem ser respeitadas e entendidas por todos, ao mesmo tempo como instrumento que pode possibilitar o diálogo com as diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Márcio Mota de Castro, Universidade Estadual de Goiás

Raimundo Márcio Mota de Castro é professor edetivo na Universidade Estadual de Goiás - UEG, Doutor em Educação. Relizando estágio pós-doutoral na Pontóficia Universidade Católica do Paraná. Bolsita CAPES.

 


 

José Maria Baldino, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGOIÁS

Professor Titular de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGOIÁS. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGOIÁS - Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade.

Downloads

Publicado

25/06/2014

Como Citar

Castro, R. M. M. de, & Baldino, J. M. (2014). Ensino Religioso no Brasil: apontamentos epistemológicos de um modelo em construção. Educação Em Foco, 17(23), 181–202. https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.310