Ensino Religioso no Brasil: apontamentos epistemológicos de um modelo em construção
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.310Palavras-chave:
Ensino Religioso, Campo, Fenômeno Religioso.Resumo
Introduzido na escola como parte da formação do sujeito, o Ensino Religioso tem sido tema de inúmeros debates que vão desde a laicidade do estado até a sua necessidade como uma disciplina a mais no currículo escolar. Deste modo, este texto tem por objetivo compreender como tem se construído as bases epistemológicas dessa disciplina. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica tendo como aporte Costella (2011); Foucault (1990; 1998; 1999), Horta (1993); Oliveira (2009) entre outros. Percebe-se que a construção epistemológica do Ensino Religioso, somente é possível graças ao rompimento do “razão moderna” que possibilitou a multiplicidade dos saberes tornando-os formas legítimas de conhecimento. Entender o Ensino Religioso como saber formado pela escola e não mais pela religião, pode possibilitar ver a religião como fenômeno humano, carregado de subjetividades e diferenças que devem ser respeitadas e entendidas por todos, ao mesmo tempo como instrumento que pode possibilitar o diálogo com as diferenças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.