A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD

Autores

  • Márcia Guimarães Oliveira de Souza Uniube
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.313

Palavras-chave:

Educação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação.

Resumo

O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Guimarães Oliveira de Souza, Uniube

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2013); Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba- CESUBE (2005); Especialista em Docência Universitária pela - UNIUBE (2009);Graduada em Pedagogia pelo CESUBE (2002) com habilitações em: magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental, Supervisão Escolar e Administração Escolar. Experiência em educação na função de Pedagoga nas redes: municipal, estadual e particular. Experiência como docente no Ensino Fundamental na Rede Estadual e no Ensino Superior. Atualmente trabalha como professora da formação comum nos cursos de licenciatura/EAD da UNIUBE, na revisão textual de materiais didáticos produzidos para os cursos de licenciatura-EaD da UNIUBE e professora de Metodologia da Pesquisa em cursos de pós-graduação da UNIUBE. Integrante - pesquisadora do grupo GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação, cadastrado no CNPQ.

 

 

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação Matemática- Mestre em Educação Matemática - professorado programa de pós-graduação (Mestrado) da UNIUBE - Graduada em Matemática

Downloads

Publicado

13/12/2013

Como Citar

Souza, M. G. O. de, & Resende, M. R. (2013). A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD. Educação Em Foco, 16(22), 45–71. https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.313