Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.322Palavras-chave:
Etnografia, Antropologia da Educação, Pesquisa Educacional.Resumo
Este trabalho visa trazer uma reflexão em torno da utilização da etnografia na pesquisa educacional, de forma mais específica busca apontar para algumas pistas na sua utilização, indicando também algumas armadilhas postas. Nossa reflexão parte do pressuposto de que há uma indissociabilidade entre teoria e método, de modo que não podemos reduzir a etnografia a uma simples técnica de “coleta de dados”, o que seria deturpação, neste sentido, pensar a etnografia no campo da educação é também pensar a produção do conhecimento antropológico na educação. A partir desta perspectiva refutamos algumas posições amplamente difundidas no âmbito da pesquisa educacional que afirmam que não há pesquisas etnográficas em educação, mas apenas pesquisas do “tipo etnográfico”, o que em nossa leitura origina-se de uma leitura reducionista da etnografia, e extremamente superficial , ou mesmo inexistente, da antropologia.
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