Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3294

Palavras-chave:

Acesso, permanência, aprendizagem, qualidade

Resumo

Este artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz.

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Biografia do Autor

Edna Martins Borges, Faculdade de Educação UFMG

Doutora em Educação pela FAE/UFMG, Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/Escola de Governo MG. Professora da Rede Municipal de Educação de BH. Ex. Coordenadora Geral do Ensino Fundamental da SEB/MEC. Secretária Adjunta de Educação de Belo Horizonte (20017-2018)

Maria Céres Pimenta Spínola Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Serviço Social/PUC MG, Mestre em Educação/UFMG, Doutora em Ciências Sociais/Universidade Estadual de Campinas. Ex Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte e Secretária-Adjunta de Educação de Minas Gerais. Presidente da Comissão da Verdade de Minas Gerais. Consultora na área educacional e da comunicação social, com ênfase em Comunicação e Política.

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Borges, E. M., & Castro, M. C. P. S. (2020). Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz. Educação Em Foco, 23(39), 8–26. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3294